Todo mundo já ouviu falar em computação em nuvem, ou, do inglês, cloud computing. Mas talvez não entenda perfeitamente seu significado. Afinal, o que é essa tecnologia?
Para quem ainda não conhece, é muito importante buscar informações sobre o assunto, pois é uma tecnologia que, com certeza, veio para ficar. A computação em nuvem traz inúmeras vantagens competitivas para seu negócio e vamos abordar aqui algumas delas.
Para quem já tem algum conhecimento, com certeza, sabe perfeitamente dos seus excelentes resultados. No entanto, se você ainda tem pouco ou nenhum conhecimento, com este artigo você irá ficar mais tranquilo ou tranquila. A computação em nuvem, ou cloud computing, não será mais um ‘bicho de sete cabeças’. Vamos lá?
O que é Computação em nuvem?
A computação em nuvem é uma tecnologia que usa a conectividade e a internet para hospedar diversos programas e informações. Dessa forma, ela permite que o usuário acesse tais informações e recursos por meio do smartphone ou computador.
Se você já assistiu a filmes na Netflix, usou sistema SmartForest da Treevia, ou tem uma conta no Gmail, por exemplo, você já teve acesso a essa tecnologia. Tudo isso utilizando a sua TV ou seu Smartphone, sem a necessidade de um equipamento fixo como o computador desktop ou um servidor local.
Todos esses serviços são online, isto é, não precisam fazer download ou instalação em seu computador. É só preciso se conectar na internet utilizando seu aparelho. Agora ficou mais tranquilo, né?
Ok, e para que existe a computação em nuvem?
Lembra que no passado ficávamos um tempão baixando softwares, fazendo sua instalação e, muitas vezes, precisando reiniciar o computador? Pois bem, isso ficou no passado. Agora, a informação está disponível de uma forma muito, rápida, organizada e segura.
É a tal da democratização da informação. A computação em nuvem trouxe milhares de vantagens, como por exemplo:
- Custos mais acessíveis: se colocarmos no papel o tanto que gastávamos com compras de softwares, instalação e manutenção, podemos observar que o uso da computação nuvem faz muito mais sentido;
- Acesso de qualquer lugar do mundo: qualquer membro da equipe poderá acessar os dados de maneira remota e a qualquer momento, isso não é incrível?
- Centralização da informação: dados estruturados, organizados em um banco de dados, que parecem um sonho, principalmente para quem ainda mantém aquelas inúmeras planilhas de Excel espalhadas por aí.
- Dados seguros: Dados são criptografados e armazenados com redundância geográfica, além disso, você terá assistência técnica e possibilidade de backups constantes.
- Uso conforme a demanda: é possível ter uma elasticidades conforme a demanda de uso. Isso é genial pois toda empresa tem seus momentos, onde às vezes possui maior demanda, e outras, menos.
SaaS Florestal
SaaS significa Software como serviço. Essa modalidade permite que você acesse o software sem comprar licença pois está em nuvem. Esse formato é diferente de comprar uma licença por que você não precisa se preocupar com a instalação, configuração, e atualizações.
Esse formato é muito interessante para quem quer busca um software de ponta e sempre atualizado, sem se preocupar com essas questões, e sem se preocupar também se a versão comprada está ou não obsoleta.
Não tem coisa pior do que você comprar uma versão, e na sequencia saber que acabaram de lançar uma nova versão, não é mesmo?
A Treevia trabalha com o SaaS Florestal chamado Smartforest. A gente aposta nesta transparência e facilidade para seu dia à dia e com uma grande vantagem, a possibilidade de escalar seu negócio de maneira estruturada e online.
Conclusão
Agora você conhece um pouco mais sobre esse conceito, a computação em nuvem.
Caso você ainda não trabalhe com nenhuma informação em nuvem, sugerimos que você avalie esta possibilidade. Pois, ao colocarmos no papel os custos de cada atividade e seu respectivo rendimento, bem como os benefícios para seu negócio, ficaremos surpresos com tamanha a diferença.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre computação em nuvem, conte com a gente para te ajudar. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.