Confira neste artigo o que é um banco de dados florestal e qual a importância de ter um banco de dados para seu negócio.
O que é Banco de Dados Florestal?
Os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Florestais são conjuntos de softwares desenvolvidos com o objetivo de gerenciar as informações contidas nos bancos de dados. São arquivos físicos armazenados em disco.
Simplificando, trata-se do agrupamento de dados florestais, como planilhas, medições, shapes e documentos, que precisam ser armazenados para segurança, ou uma conferência futura.
Quando você utiliza um banco de dados florestal (BDF) bem estruturado, a empresa como um todo é capaz de armazenar e identificar o cadastro exato de suas florestas e outras informações relacionadas, e também importantes, que estejam salvos em seus registros. Interessante, não é mesmo?
Mas, infelizmente, é comum que as empresas possuam diversas informações dispersas e desorganizadas sobre o ativo florestal. Inclusive, estão dispersas pelos diversos departamentos da empresa. E aí, como fazer?
É simples. Essas informações precisam ser organizadas, estruturadas e disponibilizadas dentro do negócio para que sejam consultadas posteriormente pela equipe e pela gerência.
Por isso, é interessante ter um sistema de gerenciamento de banco de dados, para conseguir manipular as informações e tornar a rotina da empresa muito mais simples, organizada e dinâmica.
Se você ainda não possui um banco de dados, não se desespere. A Treevia pode te ajudar neste sentido. Trabalhamos com banco de dados para empresas florestais, fornecendo toda estrutura para organização dos dados, criptografia de dados e redundância geográfica.
Qual a importância de se ter um Banco de Dados?
O investimento em um bom banco de dados florestal pode trazer diversos benefícios para a empresa, impactando positivamente não só na produtividade da equipe, mas também na gestão e produtividade do ativo florestal.
Um banco de dados eficiente permitirá que várias áreas distintas, como o planejamento e inventário florestal, geoprocessamento, colheita, pesquisa e desenvolvimento florestal, por exemplo, se comuniquem e mantenham claras suas expectativas, metas e objetivos através da gestão de dados.
Os departamentos que conseguirão trabalhar, entendendo exatamente quais são as informações reais sobre a empresa e o que precisa ser alcançado. Essa transparência pode ser uma forma de alinhar as expectativas dos diversos times, além de melhorar a produtividade dessas equipes, evitando conflitos e aumentando o potencial de bons resultados.
Benefícios de se ter um Banco de Dados
Com a precisão e transparência das informações, é possível reduzir os riscos de operação dentro da empresa. Isso acontece porque todas as equipes estarão alinhadas com as necessidades e demandas do negócio, e poderão ter suas ações coordenadas e comandadas como uma única grande equipe.
Além disso, temos o aumento da segurança dentro da empresa. Com um sistema de gestão de informações, será possível ter mais tranquilidade com o armazenamento desses dados, permitindo que o acesso seja restrito e que apenas pessoas específicas consigam visualizar os documentos.
A empresa que possui um bom banco de dados também tem a tranquilidade e a transparência necessárias para a tomada de decisões feita de forma muito mais eficiente.
Não tome decisão baseada apenas no feeling apenas. Tome decisão baseada em dados. Com o banco de dados, você terá informações valiosas para se basear e avaliar o cenário como um todo, de forma clara e transparente.
Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e colegas. Quem sabe você não pode ajudá-lo a compreender mais um pouquinho sobre banco de dados florestais?
Caso você tenha interesse em saber mais sobre as soluções da Treevia, clique no botão abaixo para solicitar atendimento.