Inventário Florestal em Eucalipto
O Inventário Florestal em Eucalipto busca avaliar variáveis quantitativas e qualitativas do seu ativo florestal. Isto acontece principalmente para compreender sobre a eficácia do desenvolvimento, dinâmica e do crescimento da sua floresta. E para tanto, formar a base para o planejamento do uso e composição dos produtos florestais.
Para realizar o Inventário Florestal da forma tradicional é necessário realizar amostragens em sua floresta. Essas amostras mensuradas em campo tem objetivo de inferir sobre o seu ativo como um todo. Mas, por que é feito a amostragem? Isso ocorre principalmente pois se fôssemos realizar o censo florestal, isto é, a mensuração de todas as árvores, teríamos um custo operacional muito elevado, e, com certeza, demoraria muito tempo. Definitivamente, não é isso que buscamos, certo?
Com o inventário florestal é possível conciliar a maior competitividade com os recursos disponíveis. Sendo assim, a metodologia de inventário florestal utilizada pode variar de empresa para empresa, bem como os procedimentos operacionais. Caso você tenha dúvidas na realização do seu inventário florestal, conte com a Treevia para auxiliá-lo ou auxiliá-la neste processo
Uso do Eucalipto
Provavelmente você já deve saber, mas o eucalipto tem grande potencial de uso nas propriedades rurais. Do eucalipto são extraídos diversos produtos, desde as folhas até sua fibra.
Os produtos do eucalipto quando in natura são as lenhas, toras, toretes, cascas e até mesmo as folhas. Já os produtos semiprocessados são as tábuas, ripas e celulose, e os produtos processados são as chapas de madeiras e papéis.
E você sabia que é possível estimar cada um desses produtos individualmente?
Esse é o processo de sortimento florestal, que permite delimitar exatamente a proporção de cada um desses produtos, otimizando o seu retorno econômico. Afinal, queremos aproveitar cada recurso, certo?
Do tronco, é extraído a madeira para diversos usos como, o uso na construção civil. Neste caso, a madeira de eucalipto é utilizada em estruturas como, vigas, caibros, colunas e também em acabamentos como, pisos, portas e janelas. Além disso, o eucalipto é comumente utilizado na indústria moveleira, na fabricação de móveis para uso residencial ou comercial, e na geração de energia e biocombustíveis, durante a queima da biomassa.
Das fibras são gerados o papel e a celulose, por meio do processo químico onde, a partir da pasta celulósica bruta, se deriva a produção de papel e embalagens. Das folhas podem ser extraídos produtos como óleos, que são usados em produtos de limpeza, perfumes, remédios e alimentícios. Isso tudo sem contar as outras utilizações que podem incrementar a renda agrícola e contribuem para a sustentabilidade local como a produção de mel, própolis, geleia real e óleos essenciais.
E por fim, da casca é extraído um composto usado no curtimento do couro. Interessante, não?
Manejo do Eucalipto
As florestas de eucalipto são produtos rentáveis ao produtor, principalmente por causa do rápido crescimento, capacidade de adaptação a diferentes regiões e pelo uso diversificado da madeira. Tais benefícios garantem às florestas de eucalipto alta competitividade de seus produtos, tanto no mercado interno como externo.
As árvores das diversas espécies de Eucaliptos se desenvolvem de forma rápida e têm madeira de boa qualidade. Como são muitas as variedades existentes, temos de escolher aquelas que melhor se adaptem à região de plantio e á finalidade de uso. Mas fique tranquilo ou tranquila, pois o eucalipto tem ampla versatilidade e boa adaptação em muitos ambientes de Norte a Sul do país.
Na verdade existem mais de 21 variedades comerciais de eucalipto, com diferentes características. Com certeza será fácil encontrar a espécie de eucalipto que atenda às suas necessidades e que seja indicada para a sua região.
Se você tem interesse em plantar eucalipto, o plantio pode ser uma atividade econômica importante, desde que manejada de maneira correta. Neste momento, reforçamos a importância de um parceiro no manejo e acompanhamento do desenvolvimento de seu plantio.
Estoque Florestal
Bom, entendi tudo até aqui. Mas, como eu conheço meu estoque?
Inventário florestal e estoque andam juntos. A avaliação quantitativa do ativo florestal permite justamente compreender a quantidade de estoque e ainda direcionar para os diferentes usos. É com essas ricas informações de inventário florestal que será possível realizar um manejo adequado para a condução da floresta e o planejamento dos múltiplos produtos (serraria, celulose, energia, etc.).
Pensando no inventário florestal, a variável “básica” que sempre buscamos estimar é o volume individual das árvores. Essa variável fornece o ponto inicial para avaliação da quantidade de madeira em todo seu ativo. Para isso, você comumente escutará falar de DAP (Diâmetro a altura do peito), que é a medição à 1,30m do solo, e altura das árvores.
De acordo com o objetivo do seu plantio e durante o ciclo floresta, são realizadas diferentes intervenções, como adubação, capina, poda, desbastes, entre outros. Mas, é de se esperar que os regimes de manejo entre o material biológico escolhido sejam diferentes, bem como, aqueles propósitos que já mencionamos anteriormente.
Plantei minha floresta, e agora?
Tenha sempre um parceiro para oferecer a melhor performance durante a produção de sua floresta e para a comercialização da madeira. A Treevia é composta por especialistas de diversos setores da área florestal apaixonados por ajudar as empresas e pessoas a se desenvolverem no setor.
A produção de florestas plantadas de eucalipto devem ser pautadas em planejamentos técnicos e econômicos de cada região e análise comercial. Tal planejamento engloba a espécie, tamanho da área, local da floresta plantada e seu potencial de comercialização de produtos, análise de preços, tecnologias e metodologias disponíveis, entre outras informações. Tal conhecimento é de suma importância no retorno desse tipo de investimento.