Conteúdos Exclusivos

Tudo o que você precisa saber sobre Florestas Digitais gratuitamente e em um só lugar

5 tecnologias para Inventário Florestal

Nossa relação com a tecnologia tem sido cada vez mais intensa e fluida no dia a dia, isso também se aplica para o Inventário Florestal. Ainda mais com o advento dos tablets e dispositivos provenientes da “Internet das Coisas”, a tecnologia estará cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.

A Treevia separou algumas tecnologias para digitalizar seu Inventário Florestal.

Espero que goste! Depois nos conte o que achou.

 

1 – Uso de tablets para coleta de dados

O uso de tablets vem crescendo cada dia mais. Hoje, um terço das empresas florestais já utilizam esses equipamentos a fim de eliminar a tradicional prancheta.

Para fins de eficiência e segurança das operações, as empresas tem optado por tablets militarizados e robustos, como é caso do Tab Active 2 da Samsung. Tais equipamentos possuem maior durabilidade em campo, baterias com mais capacidade e resistência às intempéries. E, ainda, previnem contra impactos, exposição ao sol, chuva, lama e poeira.

Essas características tornam a utilização desses tipos de aparelho muito mais adequada para as atividades florestais pois os custos de manutenção e/ou substituição de aparelhos tradicionais quebrados tornaria inviável esse tipo de operação.

 

2 – Aplicativo para coleta de dados

Aplicativos de coleta de dados ajudam a prevenir erros neste processo. Os aplicativos mais recentes são otimizados para interpretar os dados que são inseridos pelos operadores.

Neste momento, se evita que haja a inserção acidental de medidas absurdas, como uma árvore de 200m de altura (se o operador acidentalmente inserir um zero à mais em um valor que originalmente era de 20m).

Desta forma, o sistema aprende baseado nas informações da população conforme o  range de dados esperado, evitando ainda no campo, que dados errados sejam coletados. Mas, opte sempre por tecnologias mais recentes e com compatível com as necessidades atuais.

 

3 – Uso de inteligência Artificial

O banco de dados digital da floresta tem como base para cálculo, algoritmos de aprendizado de máquina. Com isso, é possível combinar diversas operações matemáticas e estatísticas para obter estimativas de características da floresta, como calcular o volume ou a taxa de mortalidade ao longo de um período de tempo.

Quanto mais informação for adicionada, mais esses mecanismos evoluem. Como resultado, é gerado um bigdata florestal, um poderoso aliado no planejamento e na análise da floresta.

 

4 – Sistemas de Monitoramento online

É muito difícil não ter um sistema online de inventário atualmente. Os ganhos de eficiência e produtividade são tão nítidos que, causa até estranheza escutar depoimentos de pessoas dizendo que passaram 1 semana ajustando planilhas em Excel, ao invés de abertar um único botão.

Esses sistemas combinam dados de campo com algorítimos de processamento de dados e ajudam a a criar uma visão geral e momentânea do ativo florestal. Isso é muito interessante para que o gestor possa monitorar seu ativo florestal e o andamento das equipes que estão em campo.

Além disso, os gestores podem ver o desenvolvimento da floresta, gerar relatórios técnicos, planejar intervenções, entre outras atividades, através da internet, sem a necessidade de se locomover até a floresta. Isso sim é Inventário Florestal Digital.

 

5 – Inventário Florestal com sensores IoT

Não poderíamos fechar o tema ‘Inventário Florestal Digital’ sem os sensores IoT.

A utilização de sensores IoT já é realidade no mundo e os sensores tem sido  amplamente utilizados para Inventário Florestal Remoto.

A Treevia, é a empresa pioneira no desenvolvimento de dendrômetros wireless, que integram dados de campo, como os de temperatura, umidade, crescimento, precipitação, a plataformas onlines.

Essa é uma tendência forte de automatização de processos, e permite que atividades como auditoria, certificação de dados, verificação de inconsistências tornem se atividades muito ultrapassadas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Veja mais conteúdos

Juntos e conectados

Conectamos Pessoas, Florestas, Tecnologia e Conhecimento.