Conteúdos Exclusivos

Tudo o que você precisa saber sobre Florestas Digitais gratuitamente e em um só lugar

5 conceitos atuais do setor florestal que todo líder precisa saber

Confira aqui 5 conceitos atuais que toda liderança precisa conhecer!

 

Atualmente, as tecnologias digitais vem revolucionando todo o mundo, e no setor florestal não é diferente. Aliado à elas, existem temas recentes que vêm ganhando força de maneira crescente, como a floresta 4.0, carbono zero e ESG. Como é necessário criar opiniões sobre os diversos temas, elaboramos aqui um resumo para você.

1- Floresta 4.0

Basicamente, Floresta 4.0 ou também chamada de silvicultura de precisão, é um dos 5 conceitos atuais do setor florestal. A proposta básica é conectar dispositivos, máquinas, sistemas e ativos em redes inteligentes capazes de controlar toda a cadeia de produção florestal de maneira autônoma.

Tal como os famosos veículos da Tesla que se locomovem sozinhos, podemos esperar a gestão de florestas produtivas e operações de fábricas capazes de operar de forma totalmente independente.

Dentro das áreas de gestão, podemos citar a automação da gestão e monitoramento de florestas, como necessidades já constatadas. Estas, revelam que a comunicação e a administração da gestão pelas empresas florestais também ganharão cada vez mais autonomia  com o uso de softwares, computação em nuvem e análises de BigData.

Drones, LiDAR e sensores remotos já fazem parte de um rol de aparatos utilizados na captura de dados para gestão de ativos florestais. Com isso, esses mecanismos geram maior eficiência para todas as etapas da produção florestal. Assim como, a transição de um sistema altamente manual e analógico para um sistema com a captura e planejamento de dados digitais, prescrições de gerenciamento granular e controle operacional rígido.

2- BigData Analytics

BigData é o conjunto de informações presente nos servidores e bancos de dados da empresa, você pode acessar esses dados interligados. Ou seja, os dados que estão disponíveis na rede mundial de computadores e pode-se acessá-los remotamente.

Enquanto BigData Analytics trata de colocar a mão na massa e encontrar insights sobre tendências de mercado, comportamento do consumidor e suas expectativas.

Através do uso de novas tecnologias na silvicultura geramos um grande volume de dados da floresta. Com elas, podemos melhorar o desempenho, o planejamento e otimizar processos, promovendo melhores decisões estratégicas da floresta. Com isso, aumenta-se também a velocidade no processamento desses dados, a veracidade dos dados e também como gerar valor com essas informações.

3- IoT (Internet of things)

Internet of things é um conceito que explica a interação entre máquinas e sensores com o objetivo de automatizar processos. Com isso, podemos conectar o campo ao escritório de maneira rápida e confiável. Além de obtermos uma quantidade muito maior de dados do que da maneira manual, esses dados são BigData que falamos a cima. No setor florestal, as atividades de inventários florestais utilizam internet das coisas para prevenção de incêndio, mensuração de carbono, influências climáticas e conservação.

4- Crédito de carbono

Um crédito de carbono é igual a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) que não foi emitida para a atmosfera. Uma tonelada de carbono equivalente (tCO2) refere-se a um crédito de carbono. Evitando a emissão de CO2 na atmosfera evitamos a intensificação do efeito estufa, que provoca o aumento da temperatura global, impactando negativamente o meio ambiente.  Dentre as muitas formas de gerar créditos de carbono, temos o reflorestamento, desmatamento evitado, uso de biomassa renovável e carvão vegetal. Com o crédito de carbono gerado a empresa pode usar para compensar suas emissões ou podem ser comprados e vendidos no mercado de carbono voluntário, para outras pessoas que desejam compensar suas emissões.

5- ESG (Enviroment, Social and Governance)

A sigla em português é meio ambiente, social e governança. Isso se refere a índices que comprovam se a empresa em questão está implementando de fato atividades direcionadas para sustentabilidade, ações sociais e boas práticas de governança. Esse termo foi trazido inicialmente pela ONU, a fim de propor um desenvolvimento econômico das empresas com práticas de ESG e a partir disso fundos de investimentos procuram essas práticas em empresas que irão investir. Com isso, o  mercado e os investidores consideram uma empresa sustentável, quando ela está em conformidade com esses temas.

Gostou do conteúdo sobre os 5 conceitos atuais do setor florestal?

Para entender melhor como podemos te ajudar a implementar esses conceitos na sua empresa, entre em contato pelo chat e nos siga em nossas redes sociais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Veja mais conteúdos

Juntos e conectados

Conectamos Pessoas, Florestas, Tecnologia e Conhecimento.