Conteúdos Exclusivos

Tudo o que você precisa saber sobre Florestas Digitais gratuitamente e em um só lugar

BigData Florestal e seus 5 Vs

Confira neste artigo o que é um BigData Florestal e seus 5 Vs. Com certeza eles vão ajudar você a conhecer mais sobre a tecnologia e iniciar a transformação digital em sua empresa. Vamos lá?

 

O que é um BigData Florestal?

 

Big Data é um conceito que descreve o grande volume de dados florestais estruturados e não estruturados que são gerados a cada minuto.

Para muitas pessoas, o conceito de Big Data é algo super recente, mas entenda que mesmo antes de existir qualquer meio digital, os dados já eram gerados. A diferença é que nos dias de hoje geramos muito mais dados com smartphones, canais de comunicação, e inclusive, informações já disponíveis ao público.

Ok, entendi. Mas então, qual o diferencial do BigData Florestal? O diferencial do Big Data está justamente na possibilidade de cruzar esses dados para obtermos insights rápidos e estratégicos: qual o melhor clone florestal da minha empresa e onde ele tem melhor desempenho? Isso é muito interessante para meu negócio, certo?

Dessa forma, a gente observa que a essência deste conceito está em gerar valor para negócios. Quanto mais dados temos, maior o esforço de processamento para gerar informações. Sendo assim, a velocidade para obter a informação faz parte do sucesso que o Big Data pode proporcionar em sua empresa.

> Clique Aqui e saiba o que é um banco de dados florestal

 

Os 5 Vs do BigData

Para falar de BigData precisamos mencionar os cinco V´s, isto é, fatores que compõem o que seria um bom Big Data. Esses fatores devem ser respeitados para se ter boas análises do Big Data. Esses fatores são: volume, velocidade, variedade, variabilidade e vínculo.

 

Volume

Você concorda que quanto mais informações temo, é mais fácil a tomada de decisão? Isso quer dizer volume de dados que pode ser transformado em inteligência e estratégia para a empresa. De fato, com uma grande quantidade de dados, é possível ter insights melhores e mais eficientes, pois as informações ficam mais detalhadas. Por isso o volume é um pilar importante do BigData.

 

Velocidade

Tudo bem, você conseguiu um grande número de dados sobre seus ativos florestais. Agora você precisa transportá-los para um servidor ? Imagine se todos esses dados demorassem meses para serem transportados? Sim, isso seria muito ansiogênico e talvez insuportável para algumas pessoas. Por isso a velocidade é o segundo pilar do Big Data. A velocidade é importantíssima para lidar com um volume enorme de informações!

 

Variedade e Variabilidade

Agora, se coloque no lugar de um gestor florestal, que precisa ver o todo, certo?

Imagine se ele tenha que tomar decisão baseado apenas na analise de um talhão, ou parte de uma fazenda. Isso poderia ser feito, mas temos que concordar que quando mais informação sobre o ativo, essa decisão fica mais fácil.

Para se fazer a gestão, você precisa olhar o todo! Isto significa que será necessário dados de todo o ativo florestal e diferentes tipos de informação (material genético, diâmetro, altura, localização, etc). Neste contexto, o V de variedade e variabilidade são fundamentais.

 

Vínculo

Se o seu objetivo é entender o motivo de uma equipe de campo coletar mais dados de campo que outras, isto é, o rendimento, seus dados têm que estar correlacionados. Como relacionar as informações para analisá-las? Isso é o que chamamos de vínculo.  Você precisará analisar as variáveis e seus vínculos: quem compõe as equipes de campo e qual o rendimento delas. Tais vínculos são fundamentais para se ter uma empresa mais organizada e eficiente.

 

Muito bem, agora você já sabe o que é um Big Data Florestal! Caso você queira saber mais sobre o BigData ou ainda tenha alguma dúvida sobre seu investimento, conte com a Treevia para te ajudar. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Veja mais conteúdos

Juntos e conectados

Conectamos Pessoas, Florestas, Tecnologia e Conhecimento.