O que é o On premise?
Para iniciarmos está discussão precisamos entender o que é o modelo de servidor on premise.
Podemos dizer que um servidor on premise é aquele em que a própria empresa tem a responsabilidade de processar suas aplicações de hardware e software. Neste modelo, a empresa tem controle de sua infraestrutura de dados, pois os data centers são instalados em sua localidade. Isto significa que todos os custos envolvidos na compra de equipamentos e manutenção dessa infraestrutura é de responsabilidade da empresa, como as manutenções emergenciais, licenciamento, upgrades, backup e a segurança de seus dados.
Dessa forma, a necessidade de gestão e competências técnicas aumenta. Tratando-se de um servidor interno, a empresa precisa ter um espaço físico adequado, já que é necessário cuidar da segurança e da operação dos equipamentos, além de investir em sistemas que assegurem o servidor de incêndios, inundações, desabamentos e roubos.
Por essa razão, esse modelo de servidor demanda um investimento inicial alto (para a aquisição dos softwares e hardwares) e a contratação de uma equipe interna especializada. Mas nem tudo são flores! Nem sempre as empresas estão preparadas financeiramente ou possuem as competências necessárias para realizar tal atividade.
O que é o Cloud computing florestal?
O Cloud computing é um sistema de planejamento de recursos empresariais, em que um provedor terceirizado disponibiliza a infraestrutura de dados em nuvem. Quando dizemos cloud computing florestal, significa que todos os dados florestais estão digitalizados, e disponíveis in cloud.
Com esse sistema de planejamento todas as informações são acessadas online, sem necessidade de realizar download do arquivo e/ou do software. Basta apenas um dispositivo com navegador e uma conexão de internet para acessibilidade.
Qual diferença entre o Cloud computing x On premise?
Utilizando um servidor local, ou seja, On premise há necessidade de um espaço físico que irá armazenar todas as informações gerenciadas, com refrigeração adequada, gerador de energia, dentre outros aspectos. A instalação dos equipamentos nesse local deve ser realizada por pessoas especializadas, sendo necessária uma equipe para realizar as operações do sistema e as rotinas de manutenção.
Com a utilização do Cloud computing não há necessidade de investir nos itens discutidos anteriormente. Pelo contrario, podemos até escalar o servidor, permitindo sua utilização em qualquer lugar do mundo. Isso é excelente quando há necessidade de manutenções corretivas de maneira rápida pelo desenvolvedor.
Com o cloud computing há maior praticidade, tranquilidade e segurança para os usuários e a empresa como um todo.
Por que usar o Cloud computing?
Já o Cloud computing florestal permite que os funcionários de uma empresa trabalhem de maneira remota, acessando o sistema por meio de um dispositivo mobile com navegador, como computador, celular ou tablet. Isto é extremamente importante para escalabilidade e crescimento das operações.
Outro ponto relevante é a possibilidade de redução dos custos com a infraestrutura de dados, uma vez que não há investimento em instalação e manutenção de um sistema de software ou hardware.
A segurança dos dados é sem dúvida uma das vantagens em maior destaque, pois a atualização do servidor ocorre de maneira automática e é possível realizar os backups a qualquer momento. Sem contar a assistência técnica especializada à disposição.
Cloud computing e SmartForest
A solução Smartforest da Treevia, é uma solução online, que utiliza o cloud computing. Seu servidor é online, possui redundância geográfica, e sistemas avançados de segurança. Clique aqui para saber mais sobre a solução.
A redundância geográfica de um servidor diz respeito a forma que ele está assegurado caso haja a queda de um deles, nesse caso, um outro dispositivo é capaz de assumir a função em segundos para que o sistema não fique fora do ar.
Dessa forma, caso opte por mais organização, praticidade e segurança para seu sistema florestal, não deixe de levar em consideração esses pontos.
Quer conhecer um pouco mais sobre a solução?